terça-feira, 24 de março de 2015

Conhecendo um pouquinho mais sobre a Umbanda!


Defumação

É o ato de purificar o ser, o objeto e o ambiente, através da fumaça. É o ato de expulsar o negativo, através de aromas, ou seja, das essências (ervas: alecrim, benjoim, incenso e outras), de acordo com a necessidade da utilização.

Velas

Elas vieram para a Umbanda por influência da religião católica. Iluminadas, são ponto de ligação para que o umbandista fixe sua atenção e possa assim fazer sua prece ou agradecimento ao espírito ou Orixá a quem dedicou. Ao ascender uma vela lembre-se sempre de firma-la bem na sua intenção para que assim essa luz seja direcionada para tal finalidade com sucesso.

Adejá

Sineta Litúrgica ou Adejá é um instrumento que se usa para auxiliar na chegada de entidades. Deve ser utilizada e consagrada em momentos apropriados somente por pessoas capacitadas para tal, devendo ser guardado no Congá. A sineta ou Adjá deve ser usada somente pelos dirigentes da casa ou pessoas de total confiança e segurança espiritual pois ali sai o chamado para oque está se utilizando, ela serve também para chamar as energias em oferendas e rituais.

Otá

São pedras, axé do Orixá. O otá tem vida; somente assim é um otá. Sua forma, dependendo do Orixá, poderá ser redonda, arredondada (ovalada) ou comprida. Ela é retirada direto do reino e consagrada emanando as vibrações daquele Orixá, é um elemento de extremo poder e deve ser manipulada com conhecimento.

Pemba

Pemba a "caneta astral", na Umbanda é feita pela Pemba (giz oval - forma cônica), que tem o poder de abrir e fechar trabalhos de magia, e de purificar, quando em forma de pó é lançada ao ar no ambiente em que se utiliza, serve para as entidades riscarem seus pontos e como todo elemento sagrado da Umbanda deve ser manipulado com conhecimento.

Atabaque

Eles servem para manter o ambiente sob uma vibração homogênea e fazer com que todos os médiuns permaneçam em vibração (danças, aceleração do médium, principalmente em desenvolvimento). São instrumentos sagrados que devem ser utilizados com prudência e conhecimento, não são "instrumentos musicais" onde você simplesmente os toca, eles são utilizados na chamada das entidades, em descarregos e até para quebrar demandas e energias negativas nos trabalhos. Não são obrigatórios na Umbanda.

Guias

Guias (fios de contas) são fios de missangas, contas de cristal, de louça, de frutos pequenos e firma, construídos de acordo com a Entidade, que designa também a cor de sua preferência. Podem ter pequenos objetos presos a eles. Fazem parte da vestimenta sagrada do Umbandista, é um elo de ligação com a entidade e por onde passa-se toda a energia absorvida

FONTE: UMBANDA REINO DA CARIDADE

Nosso facebook: Força de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário