UMBANDA TEM FUNDAMENTO!
ESTUDEM!!!!!!
Os fundamentos da umbanda variam conforme a vertente que a pratique.
Existem alguns conceitos básicos que são encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, serem generalizados. São eles:
A existência de uma fonte criadora universal, um Deus supremo, pode receber os nomes Zambi, Olorum ou Oxalá. Algumas das entidades, quando incorporadas, podem nomeá-lo de outra forma, como por exemplo Tupã, para caboclos, entre outros, mas são todos o mesmo Deus.
O compromisso com "a manifestação do espírito para a caridade".50 O que significa que a ajuda ao próximo não ser retribuída em dinheiro ou valor de qualquer espécie.
Ritual variando pela origem.
Vestes, em geral, brancas.
O não sacrifício de animais.
Altar, Congá ou Peji com imagens católicas, pretos-velhos, caboclos, baianos, marinheiros e boiadeiros.
Bases: africanismo, espiritismo, amerindismo, catolicismo.
Serviço social constante nos centros.
Magia branca.
Batiza, consagra e casa.
O culto aos orixás como manifestações divinas.
A manifestação dos guias para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns ou "aparelhos", também chamados de "cavalos".
O mediunismo como forma de contato entre o mundo físico e o espiritual, manifestado de diferentes formas.
Uma doutrina, uma regra, uma conduta moral e espiritual que é seguida em cada casa de forma variada e diferenciada, mas que existe para nortear os trabalhos de cada terreiro.
A crença na imortalidade da alma.
A crença na reencarnação e nas leis cármicas.
Muitos terreiros se baseiam, embora não sigam à risca - pelo fato de existirem outras vertentes de pensamentos e práticas - em uma "Carta Magna de Umbanda" discutida e eleita através do médium Ortiz:
Carta Magna de Umbanda
Cquote1.svg A umbanda, como religião, tem em seu fundamento como base a crença em um único Deus (monoteísta), porém sua estrutura se estende através do panteão de Divindades denominadas de Orixás, com linhas e sublinhas de espíritos guias. Dando por verdade que a religião teve as influências das religiões Indígena, Africana, Kardecista e Católica. Cquote2.svg
—
Todos estes aspectos dentro da religião de umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem. A umbanda, como religião, atua na elevação e educação religiosa, praticando apenas trabalhos de Ordem Luminosa. Entende-se que a religião de Umbanda, respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas interpretações em sua origem. Primeiro, que ela é milenar em suas atribuições espirituais em relação a manifestações. Segundo, que se iniciou através do Médium Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de Novembro de 1908, em [[Neves (São Gonçalo), através do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Vale ressaltar que o surgimento da umbanda por meio do Zélio é apenas mais uma vertente da possibilidade do surgimento dessa grandiosa e diversificada religião.
Fonte: Umbanda
Curta Força de Aruanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário